O evento foi organizado pela Secretaria de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico, em parceria com a Secretaria de Agricultura, Agropecuária, Abastecimento e Pesca e com o Sindicato Estadual dos Guias de Turismo do Espírito Santo (SINDEGTUR-ES).
Após um delicioso café da manhã, visita técnica começou pela região do Porto da Barra, com visitas ao Palácio das Águias, Trapiche, mirante do ninhal das garças e do manguezal e ao Mercado de Peixe. Em seguida, o grupo se deslocou até a região do Alto do Siri, onde os guias conheceram o artesanato em cestas de vime, cipó e taboa do seu Nelvino Marvila da Silva.
A visita continuou com a visita a tapiocaria do Seu Betinho e da Dona Maria, em Canudos, de onde o grupo partiu para conhecer a Lagoa de Boa Vista, seguida do Parque das Falésias de Marataízes. O roteiro incluiu também visitas a uma fábrica de polpa de frutas e a uma lavoura de abacaxi, ambas em Brejo dos Patos, ao Camping do Siri, ao restaurante Falésias Beach, a Pousada Rosa dos Ventos, ao Hotel Saveiros, a Lagoa do Siri, e a nova orla da Praia Central.
Durante o evento, o prefeito Tininho Batista reuniu-se com o grupo e falou sobre os planos de seu próximo mandato para o turismo em Marataízes. “Queremos um turismo sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental em Marataízes. Essa visita que vocês fazem hoje é muito importante para alavancar o tipo de turismo que pretendemos implementar no Município”, declarou o prefeito.
A avaliação final dos guias de turismo foi resumida por Jorge Albuquerque, presidente do sindicato da categoria. “Ficamos muito entusiasmados com o que vimos aqui em Marataízes. Com certeza o Município estará nos roteiros de turismo das operadoras do Estado do Espírito Santo. Esta foi a primeira de muitas visitas que faremos a Marataízes”, disse o presidente do SINDEGTUR.
Empreendedores do setor turístico também avaliaram positivamente a visita técnica dos guias. “É a primeira vez que vejo a Prefeitura tratando com seriedade e visão o turismo em Marataízes. Estão todos de parabéns”, disse André Castilho, proprietário do Saveiros Palace Hotel.